Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Esperança com Deus.



Total de visitas: 122335
“Desafios diante da palavra de Deus”, Cl. 1.1-2 (Série – Colossenses - 1ª. Mens.).


“Desafios diante da palavra de Deus”
Colossenses 1.1-2

Mensagem: Cristo é plenamente suficiente para nos conduzir a Deus Pai, e nos levar a plenitude da vida espiritual, e ao viver conforme Seu caráter e padrão. E, o conhecimento de Cristo e da verdade nos liberta da morte eterna, das heresias - falsos ensinos e falsas crenças.

Esboço:
1. Carta
A. Autor, v.1.
Paulo escreveu esta carta por volta do ano 61 d.C., quando estava preso em Roma.
Ele se apresenta como apóstolo, e escreve em nome dele e de Timóteo...
Cl 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo...
“Apóstolo” (apostolos ) - enviado; mensageiro; especialmente aplicado aos doze apóstolos de Jesus Cristo (Ef 2.20).
Paulo se reconhece apóstolo pela “vontade de Deus”…
“Vontade” (thelēma) – Segundo o desejo, escolha ou determinação de Deus.


B. Destinatário, v. 2.
“Aos santos (hagios) e fiéis (pistos) irmãos (adelphos) em Cristo...” – membros da família de Deus; pessoas consagradas a Deus; pessoas que crêem em Jesus como Salvador, que confiam nas Suas promessas e o seguem como Senhor; aqueles que em Cristo Jesus se tornam filhos do Pai celestial, membros da mesma família...

A carta originalmente foi destinada aos cristãos em Colossos – antigo centro comercial, em decadência no período romano. Hoje, região da Turquia / oeste da Ásia.
A carta deve ter sido levada por Tíquico, 4.7
A igreja deve ter começado por Epafras, 1.7,8...

Mas, a carta se aplica hoje a todos os discípulos de Jesus Cristo, aos membros da Igreja de Cristo....

Paulo começou com uma saudação habitual – “Graça e paz”.
Cl 1:2 ... Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.
“Graças” (charis) - favor divino; o que Deus faz por nós, nos concede, como fruto do Seu amor, e não dos nossos méritos.

“Paz” (eirēnē) – ausência de animosidade; tranqüilidade; segurança, prosperidade, felicidade; paz como fruto da reconciliação com Deus Pai em Cristo Jesus (Rm 5.1).
A graça e a paz vêem da parte de “Deus nosso Pai”.

“Pai” (patēr) – o fundador da família e ou da nação; Deus como criador, preservador e protetor; especial e íntimo relacionamento com Deus; reconciliados e amados por Deus;


C. Propósito
Apresentar a supremacia e a suficiência de Jesus Cristo (capítulos 1 e 2) – Cristo é plenamente suficiente para nos conduzir a Deus Pai, e nos levar a plenitude da vida espiritual, e ao viver conforme Seu caráter e padrão. E, o conhecimento de Cristo e da verdade nos liberta da morte eterna, das heresias, dos falsos ensinos, e das falsas crenças.

Os hereges alegavam que para atingir-se o nível espiritual mais elevado, era necessário algo mais do que a Pessoa de Cristo. Era necessário acrescentar-se:
• Filosofia, 2.8-10; legalismo, 2.16,17; misticismo, 2.18,19; e ascetismo, 2.20-23.


2. Qual deve ser a nossa reação diante da palavra de Deus?
A. Reconhecer que Paulo escreveu da parte de Deus...
2Pe 1:19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;
2Pe 1:20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
2Pe 1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

Há aqueles que alegam que a Bíblia é um mero livro escrito por homens, e nada mais que isso. Não a reconhecem como a palavra de Deus, a negam e a rejeitam... Tais pessoas estão debaixo da condenação, da ira de Deus (Rm 1.18-23).

B. Reconhecer o valor da palavra de Deus...
2Tm 3:14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
2Tm 3:15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem (dunamai) fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
2Tm 3:16 Toda Escritura é divinamente inspirada (theopneustos) e proveitosa para ensinar (didaskalia – instruir), para repreender (elegchos), para corrigir (paidéia – tutoria, educação, treinamento) , para instruir em justiça (dikaiosunē - condição, estado aprovado por Deus, integridade);
2Tm 3:17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra (ergon – todo tipo de ocupação, trabalho...).


C. Acolher / aceitar a palavra de Deus...
Tg 1.21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão (prautēs – dar as boas vindas, receber com disposição, com gentileza de espírito) a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
Tg 1:22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

At 2:40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa.
At 2:41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
At 2:42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Aceitar e acolher a palavra para a salvação eterna – poderosa para nos reconciliar com Deus, para nos salvar da morte e condenação eterna...

Mas uma vez reconciliados com Deus, devemos ter a disposição para...
Ed 7:10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças.

a) Buscar (dârash)...
1Pe 2:1 Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência,
1Pe 2:2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação...

Buscar a palavra, desejar, é condição para o desenvolvimento da salvação, para o crescimento no conhecimento da verdade e para o desenvolvimento do caráter semelhante a Cristo.

b) Cumprir (‘âsâh)...
Tg 1:22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Cumprir, fazer, obedecer a palavra de Deus é um dos requisitos para o viver feliz, para o bom êxito, para o viver em inteiro agrado a Deus e para ser benção na vida dos outros (a começar no contexto da lar, da família e indo além).

c) Ensinar (lâmad) a palavra de Deus...
Col 3:16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
“Ensinai-vos uns aos outros” – um mandamento recíproco. Este ensino deve ocorrer formalmente e informalmente nos relacionamentos com os outros discípulos de Jesus Cristo.

Buscar... Cumprir... Ensinar... Tudo deve ser sob a dependência e liderança do Espírito Santo!


Com estes desafios em mente:
A. Reconhecer que Paulo escreveu da parte de Deus...; B. Reconhecer o valor da palavra de Deus...; C. Acolher / aceitar a palavra de Deus... – nós vamos estudar a carta de Paulo aos Colossenses, convictos de que Cristo é plenamente suficiente para nos conduzir a Deus Pai, e nos levar a plenitude da vida espiritual, e ao viver conforme Seu caráter e padrão


Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).


Pr. Domingos Mendes Alves