Sites Grátis no Comunidades.net

Esperança com Deus.



Total de visitas: 122347
“O caminho para o bom êxito”, Salmo 1 (1a. Mens. - Série Salmos).


“O caminho para o bom êxito”
Salmo 1

Mensagem: Colocar a confiança em Deus, vivendo segundo a Sua palavra, assim como o Seu propósito, é caminho para o bom êxito.

Esboço:

I. Introdução
Os Salmos são poemas de devoção, contrição, esperança e vitória. Neles encontramos, também, as expressões mais exaltadas da grandeza de Deus. Através do cântico e da poesia os autores expressaram sua fé no Deus, Criador dos céus e da terra. Os salmos apresentam a experiência humana em sua totalidade, das alturas da euforia aos abismos do desespero: neles se encontram mescladas a fé e a dúvida, o amor e a ira, a piedade e o mal, a glória e a miséria do homem com indivíduo e comunidade.

Salmos – hebraico “tehillîm”, utilizamos na expressão “aleluia”, “louvai a Deus”, e poderia ser traduzida por “Louvores”.

O termo grego “psalmos” adquiriu o sentido de “cântico de louvor”.

Salmo 1 é um “salmo didático” – sua ênfase está na importância da Lei (tôrâ – “direção” ou “instrução”), palavra de Deus e seu valor para nos guiar num viver de bom êxito (cf. Sl. 24, 19).

“Bem aventurados”, “quão verdadeiramente felizes” – 2 Cr. 9.7.


II. O justo e o ímpio.
O piedoso é como a “árvore frutífera” – plantada junto a correntes de águas (como o “galho na videira” – o crente em Cristo, Jo. 15.5); no devido tempo dá o seu fruto (“fruto” proveniente de Deus, o fruto do Espírito Gl. 5.22,23); não “murcha” – não perde sua vitalidade espiritual, 2 Co. 4.16); “tudo quanto ele faz será bem sucedido” – realização pessoal à luz da palavra de Deus, Tg. 1.25).

O piedoso, aquele que crê em Deus e busca viver em conformidade com Ele, tem como expectativa a comunhão, o envolvimento pessoal de Deus em sua vida (v. 6).

Os “ímpios não são assim...” ("ímpio" - o "culpado" diante de Deus), v. 4 – “são como a palha” – se relaciona com a inutilidade e a instabilidade da vida sem Deus, sem fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Os ímpios, os pecadores - aqueles que não agradam, não crêem e não se submetem a Deus – serão rejeitados no juízo divino, vv. 5,6 (Sl. 73.18-20; Mt. 7.21-23; Jo. 3.36).

III. O caminho para o bom êxito, vv. 1-3.
a) Não andar segundo o “conselho dos ímpios”
Não crer, não andar segundo as opiniões, os pensamentos daqueles que não levam Deus a sério.

b) Não se deter “no caminho dos pecadores”
Não se comportar, não ter atividades, uma prática de vida como aqueles que não agradam a Deus.

c) Não se assentar “na roda dos escarnecedores”
Não ter cumplicidade, não ter identidade, não fazer parte da comunidade dos escarnecedores, dos que zombam, dos que brincam com Deus.

Aqui “três frases completas mostram três aspectos, e, realmente, três graus de separação de Deus, ao retratarem a conformidade a este mundo em três níveis diferentes: a aceitação dos seus conselhos, a participação dos seus costumes, e a adoção da sua atitude mais fatal – isto é porque os zombadores... são os mais distanciados do arrependimento” (Derek Kidner. Salmos 1-72 – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1980, p. 63)

d) Ter prazer na “lei do Senhor”
Relaciona-se com o que sente, deseja (cf. 1 Pe. 2.2; Sl. 119.14-16).

e) Meditar na “lei do Senhor”
Relaciona-se com o que faz (Tg. 1.22-25; Sl. 25.5; 63.5,6).
Pratica da meditação:
Orar...
Ler a palavra de Deus...
Entender...
Personalizar...
Memorizar...


IV. Conclusão
Colocar a confiança em Deus, vivendo segundo a Sua palavra, assim como o Seu propósito, é caminho para o bom êxito.

Creia na verdade – Jesus e a palavra de Deus, Jo. 14.6; 17.17; aproprie-se da verdade; no Espírito Santo viva na verdade, Jo.16.13-15; testemunhe da verdade, 1 Jo. 1.1-3.


Pr. Domingos Mendes Alves