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“Que é o ser homem?” , Salmo 8 (11a. Mens. - Série Salmos)

“Que é o ser homem?”
Salmo 8

Mensagem: O ser humano é criatura do Deus Criador, e somente Nele encontra resposta significativa para a questão básica da existência, identidade, sentido e propósito.


Esboço:
Introdução
Salmo 8.
Este é um salmo de Davi...
Salmo messiânico, Hb 2.5-9

vv. 1, 9 - A excelência de Deus, seu nome assim como a sua natureza, é exaltada. Exaltada em todos os lugares e circunstâncias... A sua grandeza, entre outras coisas, se revela pela criação.

Deus é o “Senhor, Senhor nosso” – Deus Infinito e Pessoal, com quem relacionamo-nos por meio da Aliança... No Novo Testamento, a aliança em Jesus Cristo (Jo 1.12).

O Deus Criador Infinito e Pessoal criou o ser humano... Mas que é o homem, o ser humano?
Esta pergunta relaciona-se:
a. Relaciona-se com o ser – questão básica da existência.
b. Relaciona-se com o que é o homem – questão básica de identidade.
c. Relaciona-se com o “por que” e “para que” – questão básica de sentido e propósito.

A. Concepções sobre o ser humano.
Pensamento hebraico / grego / ocidental.
O pensamento hebraico não subdivide a natureza do homem em partes que se excluem mutuamente (exemplo, alma e corpo). No pensamento hebraico o indivíduo não é visto atomisticamente, mas em íntima associação com a comunidade inteira e com o Representante dela.
No pensamento grego há o contraste dualista entre a matéria e o espírito. Coloca-se a ênfase sobre a alma com sua “faísca divina”.
No pensamento ocidental, há os que olham, exemplo os evolucionistas, o ser humano relacionado com organismos inferiores, monocelulares, ou organismos mais complexos, símios antropóides, homo sapiens, ou “espécie pensante” (H. Gardner, i.e).

Quando olhamos na questão educacional / pedagógica, por exemplo, encontramos diferentes visões do ser humano...
• Receptor passivo (Tradicional / Snyders, França, 1917);
• Produto do meio (Comportamental / Watson, 1875-1958; Skinner, 1904-1990; Thorndike (1874-1949);
• Arquiteto de si mesmo (Humanista / Carl Rogers, 1902; A. Neill, 1883-1973);
• Sistema aberto – reestruturações sucessivas devido a relação com o mundo (Cognitivista / J. Piaget, 1896-1980; Jerone Bruner, 1915);
• Concreto – situado no tempo e no espaço (contexto histórico): elaborador, criador do conhecimento (Sócio-cultural / Paulo Freire, 1921-; L. S. Vygotsky, 1896-1934).

B. Pluralismo ideológico e sociológico
Ilustração – 7 homens cegos que foram conhecer um elefante, e suas diferentes percepções sobre o elefante...
Isso ilustra a pluralidade ideológica...
Cada um pode ter uma percepção diferente sobre o que seja a verdade, o que seja o ser humano etc.
No contexto da pluralidade a verdade é o que você quer que seja.
2+2 = quanto você quer que seja?
Alguém já disse que o filósofo é um homem cego, procurando num quarto escuro, um gato preto que não está lá...
Cristianismo diz não ao pluralismo ideológico, mas sim ao pluralismo sociológico (isto é fundamental para Missões).
Na visão do cristianismo o ser humano é criatura do Deus Criador, e somente Nele encontra resposta significativa para a questão básica da existência, identidade, sentido e propósito.


I. A pergunta do Salmista – 8.4
A atualidade da pergunta...
Jó 7.17
‘enosh’ – homem, homem mortal, pessoa.
Ênfase fundamental está sobre a fraqueza ou a mortalidade humana.
Pode ser derivada da raiz ‘ns’ cuja ênfase fundamental de ‘enosh’ está sobre o ser humano como ser social.
Mas há uma distinção fundamental entre Deus e o ser humano, o Criador e a criatura.
Sl 9.19,20.
Sl 10.17,18.
“O homem que é da terra”. Sua esfera de atuação é a terra, e não o céu... Ele é mortal e não divino... Ele não pode prevalecer contra Deus...

‘enosh’ lembra ao homem sua posição de criatura, sua posição humildade diante de Deus, do Criador.


II. A resposta divina – Gênesis.
‘adam’ – homem, espécie humana, humano, alguém, Adão (o primeiro homem); sendo também nome pessoal.
“Criado”, ‘bara’, Gn. 1.27; 5.1; 6.7.
“Formado”, ‘yasar’, 2.7,8.
Formado do pó da terra... O pó da terra é a matéria prima desua existência, Gn 2.7. Dotado com vida para a alma pelo fôlego de Deus. Deus é a origem e fonte da sua vida...
Foi criado, feito à imagem de Deus, é a coroa da criação (Sl 8.5), e recebeu um mandato cultural (Sl 8.6-8; Gn 1.26).
1) Criado por deliberação divina especial e solene, Gn. 1.26
2) Sua criação foi um ato imediato de Deus
3) Foi criado – homem e mulher, macho e fêmea, Gn. 1.27
4) Foi em dois elementos distintos – pó da terra, fôlego da vida, Gn 2.7
5) Foi colocado em posição de exaltação, Gn. 1.28

O ser humano foi criado:
Ser humano criado a “imagem e semelhança de Deus” – “imagem” (heb. ‘tselem’ / latim ‘imago’), e “semelhança” (heb. ‘demut’ / latim ‘similitudo’).
“... Explicado como o ter domínio sobre a criação divina na qualidade de vice-regente de Deus. Salmo 8.5-6 (6-9) focaliza a questão de modo parecido ao citar a glória, a honra e o domínio que o homem recebeu da parte de Deus. (...) A imagem divina... se encontra em sua semelhança espiritual, intelectual, moral com Deus, de quem veio o sopro que lhe deu vida” (Harris, Archer Jr., Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, p. 1289).
“Imagem e semelhança” significa ser “dotado das faculdades de raciocinar, de expressar emoções e de agir voluntariamente” (Shedd). Capacidade de manter íntima comunhão com Deus.

A Bíblia refere-se ao ser humano como criatura racional e moral, Dt 4.10-12; sendo responsável por sua decisão, decisão essa que determina o seu destino.
O ser humano desde o início era moralmente responsável, e por sua própria escolha alienou-se de Deus e seguiu o caminho do mal.
A queda corrompeu o plano original de Deus, Gn. 3.17,18.
Pecado / mal é o resultado da escolha do ser humano (A evolução sugere que é herança de seus ancestrais animais...).
O pecado afetou todas as pessoas em cada aspecto da sua existência, em todo o seu convívio social, e no convívio com o mundo que o cerca.
O pecado interrompeu a comunhão com Deus e trouxe a maldição da morte eterna (morte espiritual) e da morte física sobre ele de modo que o ser humano se afastou dos propósitos divinos para sua vida.
Tal parte da imagem divina que consiste em conhecimento, justiça e santidade verdadeiros foi destruída – somente em Jesus Cristo e por meio dele, o novo Adão (Hb 2.5-18; Rm 5.12-21) é que os planos divinos originais podem ser concretizados.

III. Criação e o propósito divino
Legado da humanidade de Jesus Cristo, Sl 8. 4,5; Hb 2.5-18.
Messias – “Filho do Homem”
‘enosh’ – Dn 7.13, termo que descreve sua proximidade com a raça humana.
“O Filho de Deus se tornou homem, para que os filhos dos homens se tornassem filhos de Deus” (C.S. Lewis).
Jesus se humilhou e foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2).
Jesus glorificou o Pai cumprindo a obra que Lhe foi confiada (Jo 17).
Em Cristo todo o ser humano deve no Espírito Santo, viver em obediência a Deus Pai, cumprindo a obra que lhe foi confiado – conhecer a Deus e torná-lo conhecido.
O ser humano tem buscado encontrar o significado do seu destino meramente em sua relação consigo mesmo e ou com o mundo criado no contexto de seu ambiente imediato (Rm 1.25).
Somente na resposta a Deus o ser humano pode ser o que realmente deve ser – viver e refletir a presença e o caráter de Deus.
Disse Agostinho: “Deus criou o homem para si, e ele só encontra descanso em Deus”.

Conclusão
1. Resgate-se o conceito
“Homem / Ser humano” – tem tentado ser o que não é – deus e ou viver sem relação com Deus, o Criador.
Assim ele vive separado de si mesmo, com uma personalidade dividida, com crises existenciais e de identidade, sem completo equilíbrio psicológico.
Querendo ser o centro do universo ele se recusa a ser criatura que é – está tentando levar o mundo nas costas, e fica esmagado pelo simples fato de que a tarefa é demasiado grande e pesada para ele (Ec 2.13,14).
Vive com medo do impessoal – estar sozinho...
Vive com medo do não ser – não sei quem sou eu... não tenho existência válida...
Vive com medo da morte – Fim? E depois?
Resgate-se a realidade de que ser homem, ser humano é ser gente, criatura – criado a imagem e semelhança de Deus, podendo se relacionar com o Criador, com os outros e com o mundo que o cerca.

2. Resgate-se o propósito
Ec 12.13
Temer a Deus: Conhecer, confiar, amar e obedecer a Deus.

Viva baseado na obra redentora de Jesus Cristo – n’Ele há perdão e aceitação real; n’Ele há amor real; n’Ele há poder do Espírito para se viver a vida na sua plenitude com satisfação real aqui e agora; n’Ele há esperança na eternidade – o encontro da perfeição, do perfeito equilíbrio, da perfeita comunhão.
O ser humano foi criado para viver para Deus, amar a Deus e ao próximo, Mt 22.37-40.
Agora posso viver, amar e ser amado com a dimensão da cura divina no meu ser e nas relações interpessoais (Mt 5-7 – “Bem aventurados...”).

3. Resgate-se a visão da existência divina
Carl Gustav Jung dizia aos seus pacientes “Aja como se Deus existisse...”
Deus existe – Gn 1.1
A solução para o ser humano não está no vocábulo “Deus”, está na existência real, na Pessoa de Deus, do Criador, Sl 8.1,3,9.
O Deus Infinito e Pessoal - existe.
O Deus Infinito e Pessoal – criou.
Você foi feito a imagem e semelhança de Deus, logo você também existe, você é real.
Você precisa se movimentar para fora de si mesmo, se movimentar na direção de Deus e então adora-Lo, Sl 8.1,2; 9.1,2.
Comunhão com o “EU SOU” - Êxodo 3:14; João 8:58
- Render-se no intelecto – pensar segundo Deus.
- Vida baseada na vida e obra de Jesus Cristo.
- Submeter-se ao Senhorio de Jesus Cristo – estilo de vida...

Duas possibilidades:
a. Retornar ao Criador, Mateus 11: 28-30; e então você O adora (Sl 8:1, 9) vivendo com resposta significativa para a questão básica da existência, identidade, sentido e propósito.; ou

b. Alienar-se mais – afastando-se do Criador, sendo adversário de Deus e sofrer as conseqüências por toda a eternidade, Salmo 8:2; Jo 3.36.

Qual a sua escolha?

Dicas para você aprofundar seu relacionamento pessoal com Deus, por meio de Jesus Cristo, e no poder do Espírito Santo:
1. Ler a Bíblia todos os dias, a fim de conhecer melhor a Cristo;
2. Falar com Deus em oração todos os dias;
3. Falar de Cristo aos outros;
4. Adorar, Ter comunhão e servir ao Senhor, juntamente com outros cristãos em uma igreja local que ensine e viva a verdadeira mensagem de Cristo;
5. Demonstrar através da sua vida o amor e cuidado de Deus para com as outras pessoas.


Pr. Domingos Mendes Alves